top of page
Buscar
  • Mady Lamar

MONTMARTRE | SACRE-COEUR


Como nossa estadia em Paris era grande 11 dias, resolvemos conhecer a cidade por bairros, definimos quais regiões estaríamos e depois se estivéssemos livres, íamos para onde quiséssemos.

Em nosso primeiro dia livre na cidade, resolvemos conhecer o bairro de Montmartre, verifiquei o tempo e apesar do frio, ia fazer sol e estava sem previsão para chuva.

Dica: Monte seu roteiro sempre olhando a previsão do tempo, assim coloca algum dia nublado ou com chuva para passeios em museus ou locais fechados !

Saímos bem cedinho e como adoramos andar, fomos a pé do nosso hotel até a Sacré-Cœur, o trajeto levou 1 hora e valeu muito a pena, passamos por algumas feirinhas de rua, uma dúzia de bairros e assim que fomos nos aproximando de Montmartre começaram umas subidinhas difíceis rsss, mas belíssimas, ficamos encantados com o percurso e até voltamos outro dia.

A arquitetura era diferente de tudo que havia visto na Europa, as casas com clima de grande cidade mas com detalhes delicados, um charme muito especial.

O bairro ia se mostrando pura arte e requinte, em minhas pesquisas na internet localizei um restaurante Le Consulat, mas como estávamos indo direto a basílica não notei a localização e quando viramos a esquina que surpresa maravilhosa foi dar de cara com ele, espetacular !!!

As ruas são cheias de lojinhas de artesanato e pessoas fazendo caricatura, bastante turístico, algo que particularmente amo, várias pessoas fotografando, muita comida, vendedores, todo tipo de artistas na rua... Se for para turistar, que sejamos turistãos rssss

E no meio disso tudo fica o Place du Tertre, eu e o Guilherme ficamos tão perdidos no meio de tanta informação que esquecemos de fotografar, busquei uma foto na internet que fez jus ao que vi.

Depois de ver tudo que era possível e conversar com quase todos artesãos, acabamos perdendo a hora da missa, seguimos em direção a Sacré-Cœur .

Estávamos atrasados, mas a Basílica é de tirar o fôlego de qualquer um, ficamos um tempo admirando.

Sempre que me deparo com essas construções fico impressionada com a época que foram feitas (inicio 1875 e concluída 1914), sei que as formas redondas da Basílica são muito diferentes das demais igrejas na cidade, o que ao me ver a fez única, e digna de ser visitada !

Nós gostamos do diferente também rsss...

Estudei em um colégio que era muito focado em arte, nós tivemos bastante conteúdo sobre igrejas e construções, na época achava péssimo, mas hoje indo conhecer pessoalmente, sinto que fez uma diferença gigantesca, então não pense só em fotos, busque a história, assim que entrar no lugar você começa a juntar tudo aquilo na sua cabeça e o lugar toma vida !!!

Vi em vários sites que não poderia fotografar dentro da Basílica, mas ao chegar lá estava sinalizado para não fotografar com FLASH !

Dentro possui uma loja onde comprei essa 'moeda' para meu pai.

O lugar trás aquela paz inexplicável que nos faz ficar embargados, lembrar de quem amamos mesmo longe, independente de religião, acredito que lugares onde se concentram momentos de fé, seja católico, islâmico ou qualquer crença, tem uma pureza e deve ser respeitado !!!

Quando saímos o sol estava belíssimo, iluminando totalmente a igreja .

De frente a Sacré-Cœur existe uma escadaria gigantesca, onde ficam várias pessoas e havia um senhor tocando Arpa

Meu Deus !!! Olha esta vista, o sol adentrando Paris.

Em nossa segunda visita resolvemos conhecer a pare de ''baixo'' da Basílica,

Vá preparado para subir e descer escadas, também existe um Funicular.

O visual é lindo, mas não foi meu predileto, se sua passada for rápida, indico que vá pela Place du Tertre !!!

ALERTA !!!!!

Encontramos muitos trambiqueiros nessa parte, todo tipo de história, todo tipo de investida, para conseguir dinheiro fácil !

Estava distraída quando reparei o Guilherme preenchendo um papel para uma mulher ''muda'', eu mereço, quando neguei dar dinheiro ela ficou realmente brava e começou a ser rude e bater no papel com quem diz ''vocês vão ter que dar'', virei as costas e a deixei lá

Na segunda vez vimos umas 5/6 pessoas ''fingindo'' não se conhecer e jogando baralho, de repente uma mulher ganhava "muito" dinheiro e todos que se aproximavam eles forçavam o máximo a apostar, em um minuto todo mundo perdia e eles saiam literalmente juntos como uma família.

CORREE QUE É TRAMBIQUE !!!

Pausa para essa coisa linda que veio chamar nossa atenção

Para quem quer participar de alguma oração ou evento, o site da BasÍlica é super completo com datas. Tem opção de português.

http://www.sacre-coeur-montmartre.com/

Você também consegue baixar um áudio-guia, achei uma ótima ideia !!!

É possível subir no Domo algo que não fizemos e fiquei na vontade não vou mentir, mais um motivo para voltar.

"O acesso ao domo se faz pelo exterior da Basílica, pelo lado esquerdo.

Atenção: para subir ao domo, existem 300 degraus, sem elevador !

Horário das visitas: todos os dias das 8h30 às 20h. (de maio a setembro) e de 9h às 17h (de outubro a abril).

Estes horários são sujeitos a modificações pontuais e podem variar segundo as condições meteorológicas.

Tarifas: existem diferentes tarifas para acessar o domo.

Ficamos à disposição para toda informação complementar."

Áh, tirar foto na entrada é algo disputadíssimo, eu e esse moço estávamos tão eufóricos falando para os familiares tirarem no mesmo tempo que acabamos saindo junto nas fotos... nem a gente se agentou rssssssssss.

ps: ele se manteve em TODAS as minhas fotos.

Reparem no amigo dele morrendo de rir atrás de mim, isso porque vocês não viram o Guilherme e todos os outros que estavam na frente !! rsssss

Espero que vocês tenham aproveitado o post e tenham se animado com esse roteiro, nós ainda fomos em mais alguns lugares, porém como o texto iria ficar muito grande resolvi dividir !!!

Se inscrevam no blog para mais dicas e destinos e nos sigam nas redes sociais, não se esqueçam de comentar aqui o que acharam do post. É sempre bom falar com vocês.

I hope you enjoy it !!!

349 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page