top of page
Buscar
  • Mady Lamar

Comendo em Amsterdam | Albert Cuyp Market


Viajar e pensar na comida do lugar é algo que vem junto na minha cabeça, a ideia de experimentar tudo, novos cheiros e novos gostos é fantástica !!!

E sim, a comida faz muito parte da essência do lugar, das tradições, como as pessoas vieram desenvolvendo o gosto por sabores, conhecemos o alimento vasto nas regiões enfim...

Assim que cheguei na Holanda surtei nos queijos, o país tem todo tipo adaptado a sua alimentação e o melhor de tudo o valor, fui obrigada a comprar um queijo de 1,5 kg e carregar por todos os destinos (10‎€) rsss...

Existe uma variedade gigantesca de restaurantes com alta gastronomia, requintados e simples em Amsterdam, mas por conta do nosso tempo buscamos o que havia de bom, rápido e mais tradicional durante o dia (nosso roteiro foi bem apertado, tínhamos horário para tudo, e os lanchinhos foram ótimas saídas). Então vou detalhar nossa experiência e no final dar uma dica de um restaurante bacana.

Buscando comidas típicas na cidade o lugar que mais me chamou atenção foi o Albert Cuyp Market, uma feirinha de produtores locais, com todo tipo de comida tradicional, roupas e souvenirs, não pensei duas vezes, coloquei na rota como uma obrigatoriedade e nessa viagem posso afirmar para vocês, foi uma das coisas mais legais.

A feira estava cheia, muitas barracas e clientes, brincaram conosco todo o tempo, conheci muito mais da cultura e das pessoas,

preciso admitir a vocês (com vergonha) que esperava o povo holandês mais "frio", e inúmeras vezes esse cenário foi corrigido, em uma delas foi nesta barraca, fui me aproximando quando vi o nome Stroopwafel, que é uma bolacha holandesa MUITO tradicional, mas a cada passo o cheiro era enlouquecedor rsss... preciso admitir que se existisse isso no Brasil, dieta seria algo impossível !!!

Esse senhor da foto me atendeu e perguntou se queria com chocolate, o informei que queria a forma mais tradicional possível, já estava quase lambendo essa bancada para ser honesta rssss...

Rapidamente ele preparou e lhe paguei, sou dessas que fica super entusiasmada com as coisas e sai saltitando, o Guilherme literalmente cortou meu barato e pediu para tirar uma foto minha na frente do lugar e digo isso porque eu já quase tinha enfiado tudo na boca.

Meu Deus o cheiro dessa bolacha entrou no meu top 5 das tentações, então ele tirou esta foto...

Quando notei o senhor fazendo pose atrás de nós, tive que dar risada e brincar com ele e ai para minha surpresa, da forma mais doce educada ele falou para o Guilherme que se eu quisesse poderia entrar e tirar a foto com ele, meio que me convidando... meio sendo suscinto rsss,

Antes dele pestanejar eu já estava lá dentro e ele disse: "segure a máquina, agora você é a ''doceira''.

O quanto isso é incrível ??

Seguimos de barraca em barraca, comendo tudo que estava disponível e apesar de ser vegetariana meu namorado não deixa passar um menu carnívoro, não vou falar sobre isso, porque acredito que escolhas são distintas assim ele respeita as minhas e eu as deles, então nosso próximo menu é de um homem que vende frango de todos os jeitos possíveis e deve falar todas as línguas do mundo rssss..., ele conversou um português super abobado conosco, uma graça.. mas o vi falar mais uns 3 idiomas !!!

Em seguida encontramos uma barraca de smoothies, o nosso era de morango, estava uma delicia !!!

Seguimos para um enroladinho vietnamita chamando loempia, pedimos vegetariano para compartilhar, afinal a essa hora já estávamos sem espaço para o ar rssss

Preciso declarar que devia ter forçado um espaço e ter comido um sozinha hahaha O gosto é surreal,

Fomos descontroladamente para uma batata que estava ali do lado, afinal estava ali do lado... a maionese tinha uma cara ótima, a vida é assim...

Também experimentei um tipo de pimentão recheado com um queijo delicioso, ele é bem forte então para quem gosta é uma ótima pedida.

Foto do google

Falei, Falei, Falei mas a realidade ? E o tal peixe, será que comemos ?

Gente não rolou, chegamos na barraca na animação, para quem não sabe este prato é muito típico deles, não sei se foram as poucas comidas que já havíamos comido rsss , passei a bola pro Guilherme que me surpreendeu e também não quis, mas na próxima prometo para vocês VOU COMER !

Continuando nas nossas descobertas, uma experiência muito bacana é essa loja de crockete FEBO que não tem atendente , como nas fotos são essas cabines pequenas que se coloca o dinheiro e a portinha destrava...

Nós devíamos estar no 3º ou 4º dia de viagem e nosso estômago começou a pedir comida, comer arroz e feijão 2x por dia , cria uma dependência alimentar em qualquer viajante brasileiro rsss, comida é algo bem certo na nossa cabeça e nessa altura do campeonato eu já estava precisando de algo assim...

E dessa forma achamos o Wok to Walk, vou dar essa dica de forma realmente útil, nós gastamos uma média de 12‎€ num prato muito, realmente muito bem servido como este...

O lugar é aquele esquema do Subway, você escolhe cada item do prato e esse gera um valor, tinha opções de arroz, macarrão e light a variedade era infinita, o lugar é moderno e acolhedor, fomos duas vezes nele.

Entre pesquisas na internet achei vários blogs falando sobre a Winkel 43, um restaurante que tem uma torta muito famosa de maçã, fomos ate lá bem tarde, já estavam para fechar , infelizmente não achei a foto que tirei então busquei a foto da internet que mais me lembrou, amei a torta, uns pedações gigantes de maçã, uma massa leve e consistente , mas preciso declarar, esperava ela fosse servida quente, não sei de onde tirei isso, rsss então na hora deu aquela vontade de pedir para o garçom por favor micooondas rsss, brincadeira.

O sabor superava qualquer temperatura e foi a segunda loja a nos surpreender e colocar MPB para tocar, já comentei o acontecimento nos posts anteriores...

Por último essas panquecas POFFERTJESKRAAM que são bem famosas e estranhamente me lembraram rabanada, mais alguém achou igual ?

Papo sério, em alguns fóruns tanto do mochileiros.com quanto de outros sites, vi uma insegurança gigantesca sobre os gastos alimentares, então gostaria de esclarecer minha visão, os mercados são muito, mas muito completos, mesmo com o valor do euro 1€=3R$, dá sim para economizar, lógico que se você é dessas pessoas que priorizam comer em um certo lugar, um certo tipo de comida, você vai gastar, mas se a preocupação é economizar, não tenha dúvidas que o mercado está aí para isso, antes de ir ao Amsterdamse bosque (tem post aqui) fizemos uma comprinha e para vocês terem noção de valores, o pão de forma custou 0,99‎€, a carne que não sei o que era rsss. curtou 1,25‎€ e a média foi essa.

Ps comprei sim uma caixa de sorvetes, porque não acreditei que estava 3‎€ rsssss

O que quero dizer com isso? Hoje nesse mundo de blog, de internet ficamos na dúvida se do jeito que 'podemos' fazer algo, as coisas vão ser boas e a resposta é sim, não tenha dúvidas, independente de orçamento, busque o bom senso e tudo vai dar certo rssss.

Eu sempre sempre sempre sempre, vou incentivar vocês !!!

Se inscrevam no blog para mais dicas e destinos e nos sigam nas redes sociais, não se esqueçam de comentar aqui sobre o que acharam do post.

Fico muito feliz quando falo com vocês !!!

I hope you enjoy it !!!

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page